Polícia grega assassina jovem anarquista em Atenas
Um jovem anarquista de 16 anos, Alexandros Grigoropulos, morreu, neste sábado (6/12), atingido por um tiro da polícia durante enfrentamentos entre as forças de segurança e um grupo de ativistas no bairro de Exarhia, ponto de freqüentes enfrentamentos entre grupos radicais e as forças de ordem.
O assassinato ocorreu na noite de sábado, quando um policial, segundo a versão das autoridades gregas, que estava em uma viatura atirou para o ar com o intuito de dispersar o grupo que teria atacado a patrulha, no entanto, a bala, atingiu o tórax do jovem, matando-o.
Por outro lado, existe controvérsia a respeito dos motivos que originaram o disparo, até a mídia comercial acabou divulgando notas que o tiro foi a sangue frio e sem motivo.
Conseqüentemente, a morte do jovem anarquista provocou uma série de protestos em diversas cidades do país e do mundo, que originaram danos materiais em lojas, estabelecimentos e veículos, além de ocupações em embaixadas da Grécia.
Manifestações estão sendo convocadas por grupos anarquistas e autônomos para hoje e amanhã, tanto em Atenas como em outras cidades.
Fonte: agência de notícias anarquistas-ana
Saiba Mais:
http://midiaindependente.org/pt/blue/2008/12/434967.shtml