Movimentos autonomos de Brasília e Ocupação Casa das Pombas

Em apoio à CASA DAS POMBAS e aos Movimentos autonomos de Brasília:

 Os movimentos sociais autônomos do Distrito Federal vivem momentos importantes de sua historia. No dia 7 de setembro, coletivos e indivíduos integrantes da Convergência de Grupos Autônomos do Distrito Federal (CGA-DF) ocuparam um prédio abandonado a mais de 12 anos, no centro de Brasília.

O objetivo da ocupação era criar, um centro cultural, social e político que atuasse de forma horizontal, comunitária, crítica e autônoma. O espaço permitiria o desenvolvimento dos movimentos autônomos do DF e se opunha de forma real as especulações imobiliárias reivindicando espaços sociais urbanos.

O local recebeu o nome de centro cultural Casa das Pombas, uma vez que estas, junto a ratos e outros animais eram os únicos freqüentadores do local por mais de 12 anos.

O local foi limpo pelos ativistas, a conta de água foi paga, no valor de R$ 844,00. A conta de luz futuramente seria também paga.

 Após mais de um mês de ocupação, o local recebeu duas batidas policiais. Na segunda, 10 ativistas foram presos, sob a falsa acusação de formação de quadrilha. Dentre as/os presos, 2 estrangeiros. Advogados dos movimentos sociais tiveram negado o pedido de hábeas corpus.

Nos dia 15 e 16, 8 ativistas receberam liberdade provisória. Os outros dois estrangeiros receberam no dia 16 à noite.

O caso pode ser acompanhado no site do Centro de mídia independente/Brasil (www.midiaindependente.org), onde são encontradas diversas manifestações de solidariedade de diversos coletivos e movimentos de todo o Brasil.

São Paulo foi palco de uma manifestação em solidariedade aos companheiros do DF. Em Brasilia ocorreu um ato, no dia 19 de outubro, em frente ao banco Itaú, em busca do arquivamento do processo contra as/os envolvidas/os e em apoio a outras ocupações pelo mundo. Outras atividades em outros estados também aconteceram em solidariedade as/aos envolvidas/os no caso.

O ataque a ocupação Casa das Pombas é um ataque a todos os movimentos de base, que compartilham criticas Anticapitalista radicais e forma de organização horizontal e comunitária. E soa como defesa as grandes corporações financeiras por parte das policias e do estado.

O prédio abandonado pertence ao banco Itaú.

O pedido de solidariedade continua sendo atendido e reforçado. Em BH também existem indivíduos se articulando em apoio aos movimentos de Brasília, seja divulgando o caso ou pensando outras formas de apoio.

 Informe-se sobre o caso, e pense seu posicionamento frente a situação.

Em solidariedade.

SOMOS TOD@S POMB@S!

Blog Casa das Pombas: 

http://casadaspombas.noblogs.org/

 

Centro de Midia Independente:

www.midiaindependente.org

Nota do Coletivo Gato Negro – Núcleo Libertação Animal/BH:

http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/10/398704.shtml 

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.